No passado domingo, de doença súbita, faleceu António Domingos Galrão Martins, de 76 anos de idade, natural de Cheleiros, e residente em Estação de Mafra, antigo dirigente da Associação de Ciclismo de Lisboa, pessoa muito popular nos meios ligados à nossa modalidade.
Conhecido pela alcunha de família de “bichinho-de-seda”, foi durante largos anos uma figura de proa da empresa Sport Notícias, ligada ao Jornal de Notícias, que organizou a Volta a Portugal e outras grandes provas do calendário velocipédico nacional entre 1982 e 2000.
Grande amigo de Serafim Ferreira, o jornalista nortenho responsável pela organização da Volta durante esses anos, António Martins sempre revelou ao longo da vida o seu grande coração e as qualidades hu- manas que o caracterizavam.
Pessoa sempre prestável, disponível, bem disposta, era um condutor exímio, dominando como poucos a difícil tarefa de conduzir veículos automóveis durante as provas de ciclismo.
Foi, pelo país fora, um divulgador permanente da sua terra e dos usos e costumes da sua gente, não per- dendo o menor ensejo de influenciar as organizações para incluir a difícil subida de Cheleiros no per- curso das suas provas.
Deveu-se à sua iniciativa a inclusão na caravana da Volta a Portugal de um reboque, que seguia com o carro vassoura, disponível para socorrer qualquer viatura acidentada ou avariada durante as corridas.
Esteve também muito ligado às provas em tempo organizadas pelo Sr. Miguel Cortez. Deixa viúva e duas filhas e, nos seus inúmeros amigos, uma grande saudade.
A Associação de Ciclismo de Lisboa, que sempre serviu com a generosidade e o gosto pela modalidade que o distinguiam, curva-se perante a sua memória e agradece, do fundo do coração, ao Sr. António Martins, o “bichinho-de-seda”, tudo quanto deu ao ciclismo.